quinta-feira, 7 de abril de 2016

Analise geral das duas primeiras etapas da MotoGP.

Depois de muito tempo,volto a escrever sobre a MotoGP. Peço desculpas pelo longo tempo de ausência,fui engolfado por um ritmo alucinante de compromissos e acontecimentos que me tomaram todo o tempo disponível.

- Lorenzo dominou no Qatar,mas na Argentina sequer esboçou algo parecido com o que foi visto no Qatar. Foi mais lento que Rossi em praticamente todo o final de semana,coroando a latrinária jornada em Termas de Rio Hondo com um novo tombo na 5a volta da corrida(No FP4,Lorenzo já tinha dado uma nova queda). Pra quem chegou com toda a pinta que dominaria o campeonato de ponta a ponta,Lorenzo ficou devendo.

- Rossi não foi bem no Qatar e na Argentina até a troca obrigatória de Motos,estava no encalço da Marquez,depois da troca seu ritmo foi caindo vertiginosamente de ritmo,mas foi bafejado com a sorte quando Vinãles e a dupla da Ducati caíram,lhe presenteando com o segundo lugar. Mas pra quem sofreu com todo aquele baque do final da Temporada 2015,Rossi mostra que ainda está vivo e com velocidade pra poder incomodar,e com os rumores de Lorenzo na Ducati,Rossi tende a ser novamente o piloto principal da Yamaha nesta e na próxima temporada.

- Marquez começou 2016 muito melhor que 2015,mesmo a Honda não estando nesse momento em condições melhores que a Yamaha. Mas Marquez pode sim fazer a diferença,no Qatar não foi tão forte,mas na Argentina,ele simplesmente massacrou a concorrência. E tudo indica que deve fazer o mesmo em Austin,pista aonde reina supremo desde 2013.

- Pedrosa foi.... Pedrosa. Nada mais a declarar.

- A Ducati de fato melhorou,mas definitivamente aplicou um verdadeiro tiro no pé ao resgatar Stoner(e trazer junto os intermináveis boatos de um retorno deste as pistas) e com os rumores de Lorenzo. O efeito mais visível e latente dessa pataquada rossa pode ser vista com clareza em Andrea Iannone,que foi sem duvida o que reagiu muito mal a isso tudo. Iannone jogou uma vitória certa fora no Qatar ao cair e na Argentina,fez a Ducati perdeu um duplo pódio igualmente certo ao tentar nas últimas curvas uma manobra totalmente insana e absurda sobre seu próprio companheiro de equipe Dovizioso,o que lhe rendeu uma reprimenda justa e furiosa de Gigi Dall´lgna e uma punição pro GP do Texas(perderá três posições no grid de largada).

- Maverick Viñales está fazendo um tremendo começo de temporada na Suzuki,colocando seu companheiro de equipe,o ótimo Aleix Espargaró, em xeque. Na Argentina,ele barbarizou,só perdendo o pódio ao cair,quando passou numa poça d´água na primeira curva. Mas seu recado está sendo muito bem dado nesse inicio de temporada,não por menos a Yamaha já ultima seus contatos com ele pra ocupar o lugar de Jorge Lorenzo em 2017.

- Os acontecimentos na Argentina por causa dos pneus foram preocupantes. E só reforçam apenas a estupidez e insanidade que é a restrição de testes. Com testes liberados,duvido muito que a Michelin apresentaria os problemas que aconteceram na Argentina,com Scott Redding tendo seu pneu traseiro dechapado no FP4 e obrigando a marca a recolher todos os compostos disponíveis naquele final de semana e tendo de trazer novos pneus as pressas,obrigando a troca de motos durante a corrida.

É isso. Que venha Austin!

Até Lá!