As primeiras impressões da pré-temporada da MotoGP foram essas:
- Marquez continua sendo o favorito pra levar o Tetra.
- Mas terá forte concorrência da Yamaha,tanto com Viñales como com Rossi.
- Viñales mostrou rápida adaptação a Yamaha,certamente estará na luta do título.
A questão é saber se Viñales saberá dosar seu ímpeto nas disputas,a fim de evitar erros bobos que levem a quedas e perda de pontos importantes.
- Rossi não pode jamais ser descartado,mesmo com Viñales estando mais rápido,o italiano continua forte e competitivo mesmo aos 38 anos que completará em 16 de Fevereiro mesmo que já não tenha a velocidade de antes.
- Iannone mostrou também adaptação rápida a Suzuki,sendo sempre mais veloz que o companheiro de equipe,Alex Rins recém chegado da Moto 2. Rins alias vai ter um ano bastante difícil pela frente até porque as comparações com Viñales serão inevitáveis.
- Lorenzo terá uma temporada bem difícil pela frente. No primeiro dia,foi simplesmente desastroso,nos dois dias seguintes melhorou,mas sempre estando longe dos 5 primeiros e além de estar sempre atrás do companheiro de equipe Andrea Dovizioso,Lorenzo também foi superado por Casey Stoner(que participou apenas do primeiro e do último dia de testes) e por Alvaro Bautista que assim como ele está guiando a Ducati(e a GP16,por sinal) pela primeira vez e conseguiu rapidamente se adaptar a ela. Não será nada fácil a vida do Espanhol por lá,ainda que possa sim vencer uma ou outra corrida mas campeonato é coisa fora de questão(pelo menos nesse momento).
- Zarco e Folger deverão ter um ano de estreia de razoável pra bom.
- Aprilia vai continuar lá entre o meio do pelotão pra baixo. Será interessante ver os desempenhos de Aleix Espargaró,tentando se recompor após a demissão da Suzuki,e o outro recém chegado da Moto 2 Sam Lowes,conhecido pelo estilo agressivo e veloz,que lhe rende excelentes posições ou frequentes visitas ao solo...
- A KTM terá uma temporada bem complicada de estreia,tanto pelas deficiências da RC17 quanto pelos pilotos,vindos da Tech-3 : o espanhol Pol Espargaró e o inglês Bradley Smith.
Agora é esperar pela próxima sessão de testes em Phillip Island entre os dias 15 e 17 de Fevereiro.