terça-feira, 2 de junho de 2015

Como Rossi pode estancar a excelente fase de Lorenzo?

Desde que a temporada europeia da MotoGP começou vimos um domínio avassalador de Jorge Lorenzo,vitórias incontestáveis em Jerez,Le Mans e agora Mugello.

E todas elas Lorenzo tomou a ponta logo no começo e abriu distância larga pra depois administrar. E também não sofreu concorrência.

Rossi foi terceiro em Jerez e Mugello e segundo em Le Mans.

Já Marc Marquez foi segundo em Jerez,Quarto em Le Mans e abandonou em Mugello.

Enquanto a Honda não resolve os problemas de sua moto extremamente nervosa e arisca,o único oponente capaz de barrar Lorenzo vai sendo justamente seu colega de equipe Valentino Rossi,o único a dispor de uma montaria igual a dele.

Então vamos direto ao assunto: Como o Doutor pode barrar o momento ascendente de seu colega espanhol?

Primeiramente Rossi terá de melhorar suas classificações,ficar largando da terceira fila pra baixo,só compromete suas corridas e nem sempre corridas de recuperação como as do Qatar e da Argentina vão ficar se repetindo.

Se conseguir ao menos um lugar na segunda fila,Rossi entra com toda a força nas corridas.

E agora,certamente o ponto mais crucial pra Valentino virar o jogo,partir pro confronto direto com Lorenzo. Jogar mais pesado com ele.

Mas não confundam jogar duro e pesado com jogar sujo. São coisas totalmente diferentes.

Ninguém está pedido pra Rossi bater propositalmente sua moto em cima de Jorge,mas sim ser mais agressivo contra ele,ir pro ataque,acossar e colocar Lorenzo sob forte e intensa pressão,pois Jorge já provou em mais de uma vez que nessas situações,desmorona.

Quando Lorenzo está na frente,com pista livre pra abrir distância e sem concorrência,é praticamente imbativel. Porém quando possui concorrência forte pra brigar ou percebe que não tem como reverter uma situação que aparentemente lhe é desfavorável ou precisa ir mais além do que faz ou sofre alguma ultrapassagem mais agressiva,ele simplesmente entrega os pontos e desiste de lutar.

(E por essas e outras que o apleido Espartano que tanto adora ostentar não possui muito a ver com o que ele faz na pista nessas situações que apresentei..)

Claro que o risco do ambiente interno na Yamaha azedar de vez é imenso,já que Lorenzo costuma sempre reagir muito mal a situações assim e abrir o indefectível berreiro dele,acusando Rossi de sujo pra baixo por,na visão dele Lorenzo,jogar sujo pra vencer e de ser vítima de complô da FIM,Yamaha e o mundo pra favorecer Valentino.

Mas se Rossi quiser mesmo o décimo título,não tem outra opção a não ser fazer isso que foi dito. Ir pro confronto contra Lorenzo e desmontar ele psicologicamente.

E não há piloto mais forte psicologicamente e mais afeito a jogos psicológicos pra desmontar seus oponentes do que Valentino Rossi. e a lista dos desmontados pelos seus jogos emocionais é longa e contra com nomes como Max Biaggi,seu eterno arqui-inimigo,Sete Gibernau,Casey Stoner,o próprio Jorge Lorenzo e mais recentemente Marc Marquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário