segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O rubicão de Valentino

Estamos na semana que antecede o GP da Inglaterra.

E desde o GP da Argentina,Valentino Rossi liderou o campeonato,mas desde o GP da Espanha,Jorge Lorenzo vem em uma fase ascendente descontando gradualmente a diferença de 29 pontos que Valentino tinha pra ele.

Nos GPs da Holanda e Alemanha,Rossi conseguiu estancar um pouco a ascensão do seu companheiro de equipe,mas nos GPs de Indy e ,principalmente, Republica Tcheca,Lorenzo pulverizou a vantagem de pontos de Rossi a zero,empatando com ele na liderança em número de pontos,mas passando a frente deste nos critérios de desempate(Lorenzo tem cinco vitórias contra três de Rossi).

E ai chegamos nessa situação:

Silverstone é pista que Lorenzo historicamente costuma se dar muito bem e Rossi nunca teve grandes resultados por lá,a despeito de um terceiro posto no ano passado.

Rossi passa certamente pelo pior momento de sua temporada,viu a vantagem de 29 pontos que possuía sobre Lorenzo virar fumaça depois do GP da Republica Tcheca e vê o colega de equipe estar agora no melhor momento de sua carreira.

E as próximas quatro etapas do mundial(contando com essa de Silverstone),apenas uma,a de Misano,é favorável a Valentino. Missão complicada pra Rossi.

O que Valentino precisa fazer então?

A resposta é : Começar a ir pro embate contra Lorenzo.

Rossi precisará abrir mão da estratégia defensiva que traçou já em Silverstone e ser agressivo desde o começo,além de iniciar a sexta-feira com um ritmo superior ou muito próximo ao de Jorge,além de caprichar na classificação,no mínimo precisa largar da segunda fila.

E é possível Rossi fazer isso? Claro que sim.

E se tiverem duvidas,é só se lembrarem do GP dos Estados Unidos em Laguna Seca 2008. Lá Rossi chegou em situação semelhante a vivida hoje.

Viu Stoner lhe encostar na tabela de forma semelhante a que Lorenzo fez hoje,e em Laguna Seca,Rossi também possuia retrospecto muito fraco,igual ao de Silverstone.

E o resultado daquele GP todos sabem. Rossi deu um show de pilotagem e combatitivdade e venceu Stoner num duelo memorável. Estancou a ascensão do Australiano em uma pista que nunca lhe foi favoravel e de quebra desmontou psicologicamente o rival Australiano,que depois dessa corrida,caiu nas duas etapas seguintes(Brno e Misano) e praticamente encaminhou o sexto caneco de Rossi na MotoGP(Categoria principal).

Hoje,dificlmente Rossi sai de Silverstone com a taça assegurada em caso de vitória sobre Lorenzo,mas certamente aplicará no seu colega espanhol um golpe extremamente doloroso psicologicamente ao derrotar ele numa pista que sempre foi favorável ao piloto da moto 99.

Pra Rossi agora,é vencer ou vencer.


domingo, 16 de agosto de 2015

Lorenzo impecável em Brno. Rossi precisa iniciar a reação agora.

Corrida chatíssima em Brno,Lorenzo dominou do começo ao fim,coroando um final de semana perfeito pra ele.

Agora alcança a liderança empatado com Valentino Rossi,porém na frente deste pelos critérios de desempate,cinco vitórias de Lorenzo contra três de Rossi.

Agora,o sinal vermelho pra Valentino foi acesso.

Atirou toda e qualquer chance que pudesse ter hoje na largada horrível que fez,onde perdeu duas colocações e teve que brigar pra recuperá-las e depois que recuperou o terceiro posto,não fez mais nada ficando ali sem ameaçar ninguem e sem ser ameaçado igualmente.

Dias atrás,Rossi falou que precisaria adotar uma estratégia defensiva em algumas corridas. Pois bem,se quiser manter a chama do décimo caneco acessa,vai precisar abandonar a defensiva e partir pra ofensiva,pois agora a gordura acumulada desde a Argentina.foi pro espaço.

E a ofensiva precisa começar já em Silverstone,pista que Rossi não costuma ser competitivo e que Lorenzo costuma ser sempre forte.

Não há mais margem pra descansar. Ou Rossi começa a reagir já em pistas onde não costuma se sair bem ou vai ver o colega de equipe tripudiar dele por lhe tirar aquela que provavelmente pode ser a última chance de título do Doutor.

A reação não pode esperar por Misano,Phillip Island e Motegi. Se Rossi quiser barrar Lorenzo,precisará reformar aquele instinto matador que sempre lhe foi peculiar.

E Silverstone tem que ser desde já o ponto de partida dessa recuperação.

domingo, 9 de agosto de 2015

Sachsenring e Indy - Marquez recuperando sua boa forma.

Marc Marquez foi impecável em Indy,mesmo com Lorenzo liderando a maior parte da corrida,Marc não se abateu e tampouco se afobou. Sabia que tinha material pra superar Lorenzo,e ficou sempre colado nele,não deixado Jorge abrir mais que meio segundo dele.

E como um caçador implacável,Marquez aguardou a hora certa de armar o bote em cima de Lorenzo e liquidar a fatura. E o fez com maestria e frieza,a três voltas do final não dando chances a Lorenzo tentar alguma reação.

Segunda vitória seguida de Marquez,terceira dele na temporada.

Vai entrar na briga? Talvez. Mas depois de hoje não duvido.  Embora a tarefa dele seja bem difícil.

Lorenzo fechou a frente de Rossi e descontou quatro pontos de vantagem que o Doutor possuía,mas poderia ser bem mais,se Jorge tivesse resistido até o final ou tentado recuperar a ponta perdida. Mais uma vez,ficou claro que quando Jorge se vê diante de alguma situação adversa,ele entrega os pontos sem oferecer muita resistência. Verdade que ficou mais da metade da prova a frente de Marc,mas ficou claro também que Marquez apenas estava controlando a situação,aguardando o momento de armar o bote em cima e que no momento que o fizesse,Lorenzo não iria reagir.

Rossi viveu talvez o seu pior final de semana da temporada. Em nenhum momento,esteve em boas condições e novamente se classificou muito mal,o que piorou ainda mais suas(poucas) chances na corrida.

Depois de largar muito bem,Rossi ficou empacado atrás de Pedrosa só o passando na parte final da corrida,mas depois acabou levando o troco pra depois revidar magistralmente e garantir o terceiro posto.

Rossi sabe que não pode mais se dar ao luxo de se classificar mal. Segunda fila é o mínimo aceitável pra suas chances no domingo.

Brno é pista boa pra Rossi,mesmo com a volta dos macios que Lorenzo tanto choramingou por sua ausência nas três últimas etapas e a excelente forma da Honda e de Marquez.

Rossi não pode vacilar. Tem que ao menos fechar na frente de Lorenzo em Brno.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Indianápolis - treino livre 1

Lorenzo começou bem o primeiro treino livre,mas Márquez e Dovizioso chegaram a ameaçar o espanhol da Yamaha,que só recuperou o comando no final.

Rossi não começou bem,ficando a mais de meio segundo do colega de equipe,mas vai sem dúvida melhorar no decorrer do final de semana. Mas não pode se dar ao luxo de falhar,precisa no mínimo,largar da segunda fila,pra não se comprometer.

Ducati também muito bem,mas a Suzuki....

Aprilia foi bem com Bautista,mas Bradl,recém-chegado ao time,apanhou da moto.

Pedrosa vem forte também.

Bem,creio que repararam que não escrevi uma linha sobre o GP da Alemanha,bem não foi possível por falta de tempo da minha parte.