Estamos na semana que antecede o GP da Inglaterra.
E desde o GP da Argentina,Valentino Rossi liderou o campeonato,mas desde o GP da Espanha,Jorge Lorenzo vem em uma fase ascendente descontando gradualmente a diferença de 29 pontos que Valentino tinha pra ele.
Nos GPs da Holanda e Alemanha,Rossi conseguiu estancar um pouco a ascensão do seu companheiro de equipe,mas nos GPs de Indy e ,principalmente, Republica Tcheca,Lorenzo pulverizou a vantagem de pontos de Rossi a zero,empatando com ele na liderança em número de pontos,mas passando a frente deste nos critérios de desempate(Lorenzo tem cinco vitórias contra três de Rossi).
E ai chegamos nessa situação:
Silverstone é pista que Lorenzo historicamente costuma se dar muito bem e Rossi nunca teve grandes resultados por lá,a despeito de um terceiro posto no ano passado.
Rossi passa certamente pelo pior momento de sua temporada,viu a vantagem de 29 pontos que possuía sobre Lorenzo virar fumaça depois do GP da Republica Tcheca e vê o colega de equipe estar agora no melhor momento de sua carreira.
E as próximas quatro etapas do mundial(contando com essa de Silverstone),apenas uma,a de Misano,é favorável a Valentino. Missão complicada pra Rossi.
O que Valentino precisa fazer então?
A resposta é : Começar a ir pro embate contra Lorenzo.
Rossi precisará abrir mão da estratégia defensiva que traçou já em Silverstone e ser agressivo desde o começo,além de iniciar a sexta-feira com um ritmo superior ou muito próximo ao de Jorge,além de caprichar na classificação,no mínimo precisa largar da segunda fila.
E é possível Rossi fazer isso? Claro que sim.
E se tiverem duvidas,é só se lembrarem do GP dos Estados Unidos em Laguna Seca 2008. Lá Rossi chegou em situação semelhante a vivida hoje.
Viu Stoner lhe encostar na tabela de forma semelhante a que Lorenzo fez hoje,e em Laguna Seca,Rossi também possuia retrospecto muito fraco,igual ao de Silverstone.
E o resultado daquele GP todos sabem. Rossi deu um show de pilotagem e combatitivdade e venceu Stoner num duelo memorável. Estancou a ascensão do Australiano em uma pista que nunca lhe foi favoravel e de quebra desmontou psicologicamente o rival Australiano,que depois dessa corrida,caiu nas duas etapas seguintes(Brno e Misano) e praticamente encaminhou o sexto caneco de Rossi na MotoGP(Categoria principal).
Hoje,dificlmente Rossi sai de Silverstone com a taça assegurada em caso de vitória sobre Lorenzo,mas certamente aplicará no seu colega espanhol um golpe extremamente doloroso psicologicamente ao derrotar ele numa pista que sempre foi favorável ao piloto da moto 99.
Pra Rossi agora,é vencer ou vencer.
Está na hora de Rossi voltar aos tempos em que matava Gibernau e Biaggi não apenas no talento, mas no psicológico!
ResponderExcluirExatamente!
ExcluirTalvez com o sucesso de Silverstone,Rossi consiga retomar esse instinto.
E pra constar: Lorenzo reagiu muito mal a derrota inesperada de domingo retrasado... E saiu disparando que é mais veloz que Rossi e que tem mais chances de acabar na frente dele...
Sinal que o psicológico de Jorge pode estar sofrendo abalos. Hora perfeita pra Rossi retomar aqueles jogos psicológicos do qual ele é mestre e que pulverizaram psicologicamente seus oponentes mais perigosos e incomôdos como os próprios Biaggi e Gibernau,além de Stoner,o mesmo Lorenzo e mais recentemente Marquez.