Valentino Rossi foi o nome da corrida,deu espetáculo largando de último,passou mais da metade do grid pra chegar em quarto,mas não foi suficiente,porque dependeria da sorte pra ser campeão.
E essa sorte viria numa queda de Lorenzo ou ultrapassagem das duas Hondas sobre ele que não se concretizaram.
Lorenzo levou o Tri,mas tem que rachar a conquista com Marc Marquez,que ajudou ele desde Phillip Island.
Marquez alias,foi absolutamente desprezível e deplorável nessa reta final do campeonato.
Em Phillip Island,a tal ajuda a Lorenzo não ficou muito notada,mas em Sepang,ficaria as claras com as declarações de Rossi.
Ai,Marquez vestiu a carapuça,deixou Lorenzo passar tranquilo em Sepang e fez o diabo pra ferrar Rossi,inclusive tentando causar sua queda,ai veio o infeliz lance do coice que culminou com a punição a Rossi de três pontos na carteira que somados ao ponto levado em San Marino,o obrigaram a largar de último em Valência.
E na última etapa,Marquez conseguiu se superar em canalhice e safadeza,num resultado de embrulhar o estômago.
Estava visivelmente mais rápido que Lorenzo e poderia ter passado ele,mas ao contrário do que fez com Rossi em Sepang,onde fez o diabo pra ferra-lo,Marquez portou-se como um verdadeiro guarda-costas de Lorenzo,comboiou ele mansamente e quando seu colega de equipe Pedrosa o passou e esboçou um ataque a Lorenzo,Marquez imediatamente partiu ao ataque,passou o colega e ainda espalhou a moto em cima dele pra não permitir qualquer reação de Dani,temendo alguma desestabilização a Lorenzo.
Que Marquez estivesse chateado com Rossi,pelos acontecimentos na Argentina e na Holanda,é até compreensível,mas nada disso,mesmo as declarações intempestivas de Rossi na coletiva de imprensa de Sepang,justificam comportamento tão desprezível,baixo,vil,torpe e deplorável como esse. Marquez praticamente definiu o título de 2015 em favor de Jorge Lorenzo.
Mas isso não muda o que penso a respeito da punição a Rossi,deveria sim ter sido desclassificado,mas ele só tomou essa atitude baixa,porque Marquez baixou literalmente o nível pra provocar exatamente isso. Sem isso,Rossi jamais iria fazer o que fez.
Por essas atitudes é que fico muito decepcionado com Marquez e a partir de hoje,deixo de tê-lo como um dos meus pilotos preferidos.
Já Lorenzo,bem este pra variar não perdeu tempo em tripudiar de Valentino e agradecer Marquez pela ajuda.
Considerando isso,mais as atitudes no pódio de Sepang,a tentativa de intromissão no julgamento da apelação de Rossi no TAS,sem avisar a Yamaha,as trocas de sorrisos com Shuhei Nakamoto combinadas com a reação fria e amarga com Lin Jarvis no parque fechado após a classificação de ontem deixam Lorenzo em situação bem delicada junto a Yamaha e seus chefes. Afinal,como elas poderiam confiar em um cara que não pensa duas vezes em jogar a empresa contra a opinião publica e que se alia e até defende sem pudor algum,as principais adversárias da marca,como a Honda?
A Yamaha já defendeu muito Lorenzo no passado,chegando inclusive a mandar um sonoro não a Valentino Rossi quando este exigiu a saída do espanhol como condição pra permanecer com a marca em 2011. Hoje,tenho a quase certeza que ela não irá mais defender o espanhol de nada,se bobear,se livra dele bem rápido.
Lorenzo é o típico empregado mala que o patrão atura pela competência e qualidade no seu trabalho,mas que não vê a hora de se livrar dele,tão logo apareça a oportunidade. Pode ser um tremendo piloto e um grande campeão,mas como pessoa é simplesmente desprezível.
Uma pena que um campeonato tão disputado e competitivo tenha sido encerrado dessa forma nada esportiva.
Mas o que se viu após a bandeirada,retrata bem o que Rossi,Marquez e Lorenzo representam aos fãs da MotoGP.
Enquanto o publico local batia em retirada do autódromo,os que ficaram vaiaram Marquez e Lorenzo,enquanto Rossi foi ovacionado e aplaudido por quase todos os mecânicos de outras equipes da MotoGP,Moto 2 e Moto 3,além dos fãs que ficaram e é claro dos mecânicos de sua equipe.
Se Lorenzo achava que depois dos ocorridos em Sepang,as pessoas dentro e fora da MotoGP iriam mudar sua visão sobre Rossi e passar a repudia-lo,vai ter que mais uma vez rever seus conceitos(e fechar a matraca...)
Rossi é uma lenda-viva da MotoGP,e sempre vai ter por parte dos fãs e dos entendidos de Moto toda a sua admiração,respeito e carinho. Porque estes sabem reconhecer a quem sempre lhes tratou com respeito,carinho,atenção e consideração daqueles que sempre lhes maltrataram,desprezaram e fizeram e ainda fazem o maior pouco caso dos fãs. Não é por causa de um ato baixo que fará a visão dos fãs sobre Rossi mudar uma história construída há quase 20 anos.
É por essas e outras que Valentino Rossi sempre será o Campeão do Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário